Realizada em Ibicuitinga a V Conferência Municipal de Saúde
Delegados das pré-conferências na plenária durante aprovação do regulamento da V Conferência de Saúde realizada em Ibicuitinga Foto: Wilker Darly |
Na última quarta-feira (15), esteve sendo realizada a V Conferencia Municipal da Saúde em Ibicuitinga com o tema “Todos Usam o SUS! Acesso e Acolhimento com Qualidade”, que esteve acontece no espaço de eventos da secretaria de ação social e contou com a presença de profissionais da saúde, representantes de entidades, sociedade, governo e demais instituições do município.
A abertura da conferência aconteceu com a execução do hino do município tocado pela banda de música Areia Branca seguido de discurso inicial da Secretária de Saúde Dra. Jeyviany Gomes e do Prefeito Deca que recepcionaram aos presentes. Em seguida a secretária Jeyviany esteve fazendo a leitura do regulamento da conferência que foi aprovado pelos presentes e desta forma iniciando oficialmente a V Conferência Municipal de saúde de Ibicuitinga.
Secretária de saúde Dra. Jeyviany durante seu discurso inicial de recepção. Foto: Wilker Darly |
O Conferencista Elias esteve trabalhando o Tema central da conferência “Todos Usam o SUS! SUS na seguridade Social, Política pública, Patrimônio do povo Brasileiro”, como o eixo Acesso e Acolhimento com qualidade, um desafio do SUS.
A Coordenadora das Conferências da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRES), com sede na cidade de Quixadá, Drª. Írvna Zaíra esteve coordenando os sub-eixos: Política de Saúde na Seguridade Social segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, avanços e desafios para a garantia do acesso e acolhimento com qualidade e participação da comunidade e controle social, avanços e desafios para a participação da comunidade.
Prefeito Deca esteve presente a Conferência e agradeceu aos presentes Foto: Wilker Darly |
O outro sub-eixo foi apresentado pela conferencista e representante da 8ª CRES Dra. Huberlandia que debateu sobre a gestão do SUS, financiamento, pacto pela saúde, relação público privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde, avanços e desafios para a gestão em saúde.
Durante a tarde foi apresentado os trabalhos em grupos com tempo de debate e ações de 40 minutos e em seguida foi realizada a apresentação dos trabalhos que em seguida foram colocadas as propostas em votação. Ao término da Conferência foram escolhidos os delegados que estarão representando o município na Conferência Estadual e a apresentação dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde.